PrevSIAS
Espaço do Participante
Contato

25/10 – Dia Nacional da Saúde Bucal

Blog SIAS 24 de outubro de 2022

25/10 – Dia Nacional da Saúde Bucal

A saúde bucal está diretamente relacionada com o estado de saúde geral do nosso organismo, e por isso é tão importante dedicarmos tempo e atenção às questões referentes a esse cuidado.
A condição da cavidade oral é capaz de influenciar o curso de várias patologias sistêmicas como a diabetes e cardiopatias, além de interferir em outros processos fisiológicos como a gestação.
As bactérias da boca podem causar infecções em outras partes do corpo quando o sistema imune está debilitado por uma doença ou tratamento médico, como, por exemplo, o desenvolvimento da endocardite bacteriana, que é uma infecção grave do endocárdio que acomete principalmente pacientes portadores de válvulas deficientes ou próteses valvares. Outra situação são as inflamações gengivais que podem aumentar o risco de um parto prematuro.

A prevenção é a melhor forma de manter a saúde bucal. Abaixo estão algumas recomendações que previnem e minimizam os problemas bucais mais frequentes:
Mantenha visitas regulares ao seu dentista, preferencialmente a cada 6 meses;
Realize a higiene oral no mínimo três vezes ao dia;
Evite hábitos como o consumo de bebidas alcóolicas e cigarros;
Realize a higiene oral diária de forma adequada utilizando escovas dentárias macias e creme dental com flúor;
Faça uso do fio dental diariamente;
Solicite ao seu dentista as orientações corretas para a realização da escovação dentária e quais os produtos mais indicados para o seu caso;
Evite o excesso de alimentos com açucares;
Se observar qualquer alteração bucal, procure o seu dentista para que seja realizado um exame clínico apropriado;
Troque sua escova dentária de três em três meses para garantir a sua eficiência (é importante também trocar a sua escova após episódios de gripe, resfriados ou dor de garganta, pois os vírus e bactérias podem se alojar em suas cerdas).

https://sp.unifesp.br/epm/noticias/saude-bucal
http://lourencoodontologia.com.br/blog/correlacao-entre-saude-bucal-e-saude-geral/

Fonte: Informativo Mapma