PrevSIAS
Espaço do Participante
Contato

Informativo Mapma – Dia Mundial da Atividade Física

Blog SIAS 7 de abril de 2022

Informativo Mapma – Dia Mundial da Atividade Física

Anualmente, o dia 06 de abril é marcado pelo Dia Mundial da Atividade Física. Essa data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de incentivar a população a praticar alguma atividade física e alertar sobre os riscos do sedentarismo.

Nos últimos anos, devido ao impacto da pandemia do Coronavírus, o comportamento sedentário pode estar mais presente na vida das pessoas, especialmente pelas mudanças que o home office, as aulas remotas e o lazer em frente às telas trouxeram para o dia a dia.

Diante desse cenário, é importante retomar o hábito de praticar exercícios físicos pois trazem muitos benefícios para a saúde física e mental: ajuda na regulação do sono, melhora o condicionamento cardiovascular, auxilia na prevenção de uma série de doenças, ajuda na manutenção do peso e também é aliado no combate a problemas
como ansiedade e depressão.

Mas é essencial tomar alguns cuidados para uma retomada segura nas atividades físicas:

Inicie aos poucos: comece de forma gradual, assim, será mais fácil manter o hábito e reduzir o risco de lesões. Que tal começar com uma caminhada e ir aumentando o ritmo e a distância aos poucos? Associar exercícios aeróbicos a
exercícios de fortalecimento muscular também é uma boa estratégia.

Check up: fazer exames para saber como está sua saúde e identificar se existem condições que podem limitar os treinos, além de ter a orientação médica para determinados treinamentos, pode ser necessário.

Se aqueça antes de começar: o aquecimento é importante para preparar os grupos musculares que você vai exercitar durante o treino. Faça algumas repetições por cerca de 10 minutos para ajudar a prevenir lesões musculares e estiramentos.

Repouso: o descanso também é importante para restabelecer as condições físicas e musculares do corpo.

Fique atento aos cuidados pós Covid19: aqueles que tiveram a infecção por Covid19 e vão retomar as atividades físicas após a recuperação da doença, devem observar sintomas como cansaço desproporcional, dores e fadiga muscular acentuada, entre outros sinais. Nesses casos, procure um médico para investigação clínica.

Fontes:
https://bvsms.saude.gov.br/06-4-dia-mundial-da-atividade-fisica/
https://drauziovarella.uol.com.br/atividade-fisica/como-retomar-as-atividades-fisicas-de-forma-segura/
https://unafiscosaude.org.br/site/0604-dia-mundial-da-atividade-fisica/